terça-feira, 28 de outubro de 2008

Campo Grande registra calor de derreter asfalto



Terça-feira, 28 de Outubro de 2008 17:31


Minamar Junior


Asfalto derretido é motivo de preocupacão para motoristas, com perigo de estorar penu.

Em frente ao posto Locatelli, na saída para São Paulo, o calor estava tão forte às 15h desta terça-feira que o asfalto derreteu. Caminhoneiros que chegavam ao posto reclamavam do calor. “Isso incomoda muito para quem tem de viajar durante o dia. Eu tenho de fazer a maior parte do trecho à noite, quando está mais fresco”, diz Edro Gonzáles, trinta anos de estrada.

Para tentar aliviar o calor dentro da boleia do caminhão, Adriano Amarrilho, usa uma manta térmica no assoalho do caminhão. “Não chega a refrescar, mas melhora muito o calor que vem do motor”.



Amarrilho disse ainda que o pior não é o calor, mas sim o risco de um pneu estourar, o que preocupa mais. “Quando está quente assim, o pneu estoura mais fácil. Aí o prejuízo é grande”

Em plena primavera, Campo Grande sofre com calor de até 40ºC, agravado pelo baixo nível de chuva. Durante todo mês de outubro, foram registrados apenas 87 milímetros de chuva enquanto a expectativa para o mês todo era de 110.

Na Capital, de janeiro a setembro choveu 877 milímetros, com base nas informações colhidas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos).

O índice é considerado baixo porque em todo o ano de 2006 foram registrados 1.197 milímetros e no ano passado o nível chegou a 1.418.

“Não acredito que vá chover mais o suficiente para alcançar o nível de chuvas do ano passado. Esse ano realmente tivemos menos chuvas, mas ainda não é motivo de preocupação”, garante Cátia Braga, meteorologista do Cemtec.

O meteorologista Natálio Abrão explica que amanhã pode ocorrer chuva nas regiões sul, sudoeste e em parte do sudeste de Mato Grosso do Sul. O calor também começa a dar uma trégua amanhã na região centro-sul, que inclui Campo Grande. Conforme Abrão, as temperaturas não passam de 32º C em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados.

Já na região norte do Estado, a quarta-feira deverá ser de sol, poucas nuvens e baixa umidade relativa do ar. Em Corumbá a máxima prevista é de 34º C e mínima de 25º C.

Nenhum comentário: