terça-feira, 28 de outubro de 2008

Hemosul de Campo Grande precisa com urgência de sangue A e O positivos


Hemosul precisa com urgência de sangue A e O positivos
Terça-feira, 28 de Outubro de 2008 16:03

“Doar Sangue é muito mais que um ato de Solidariedade. É um ato de Amor” é a chamada utilizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) para convidar a população a doar sangue. No contexto atual, o Hemosul está com deficiência em quantidade de sangue tipos A e O positivos.

Mesmo com a necessidade dos tipos citados, o Hemosul precisa de todas as tipagens sanguíneas, pois atende a todo o Mato Grosso do Sul. “Por dia, são distribuídas de 80 a 100 bolsas de todos os tipos de sangue. Sendo assim, seria satisfatório a participação de 100 a 120 doadores por dia, como forma de atender as solicitações e manter os estoques estáveis”, afirma Edvânia Borges, responsável pelo setor de fracionamento e distribuição do Hemosul.

Edvânia reforça a importância da doação constante. “Quando há campanhas de divulgação, pode haver certo tumulto por conta do volume de doadores. A intenção é formar um cadastro fixo que venha regularmente manter abastecido o banco de sangue”, informa.

Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, acima de 50 quilos, e estar bem de saúde. Contrariando o mito de que para doar é preciso estar em jejum, Edvânia explica. “Se tiver acabado de comer, basta esperar de 40 minutos a uma hora para poder doar. E o recomendado é que as doações aconteçam de 3 em 3 meses”.

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3312-1500.

Nenhum comentário: