sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jacini Faz Balanço Positivo da Etapa Estadual da 1ª Conseg, GM de Campo Grande e GM de Dourados Uniram Forças Para Aprovação de Diretrizes



Campo Grande (MS) – Escolha de Princípios e Diretrizes e Representantes de Mato Grosso do Sul para Brasília marcaram nesta sexta-feira (17), o último dia da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada entre os dias 15 e 17 de julho, na Capital. De acordo com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini, foram realizadas cerca de 40 conferências livres em todo o Estado com a participação de mais de três mil pessoas que foram capacitadas nos principais eixos temáticos.

De acordo com Jacini, o balanço do encontro é positivo pelo grande número de participantes. “Não esperava tanta mobilização e estou satisfeito com o interesse da sociedade civil. Isso demonstra a presença da cidadania para a construção de um projeto de segurança do Estado e não de governo” disse Jacini, lembrando que a política de segurança pública deve ser permanente independente de administrações de governo.

No último dia da conferência também foram escolhidos os sete princípios e 21 diretrizes que vão colaborar no caderno de propostas para a Etapa Nacional que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, em Brasília. Além disso, foi realizado a eleição de 70 candidatos, sendo 37 representantes dos trabalhadores de segurança e 33 da sociedade civil que disputaram as 29 vagas de representantes que viajam também para Brasília.

A delegação de Mato Grosso do Sul conta ainda com um membro eleito na Conferência Municipal de Campo Grande, realizada em maio. O representante é o Guarda Municipal, Fabio Augusto da Silva Souza, de 28 anos. Para ele a conferência foi importante para a integração entre a Guarda, os colegas de outras instituições e a sociedade civil. Durante o encontro ele defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Publica e Defesa Social. “Com a criação desta Secretaria, podemos concentrar ainda mais esforços para coibir a violência”.

Ele teve o apoio dos Guardas Municipais de Dourados que uniram esforços para poderem aprovar duas importantes diretrizes para os Municípios, destaca que a 5ª mais votada da conferência foi:

* Instituir Órgãos Municipais de Segurança Pública Integrados ao Sistema Estadual de Segurança Pública

a 2ª diretriz foi:

* Aposentadoria especial para os todos os Agentes de Segurança Pública em 30 anos para os homens e 25 anos para as mulheres com os rendimentos integrais.

Enquanto os municípios não assumirem de vez sua parcela de culpa e unirem esforços para a integração dos entes federados na área da segurança pública União, Estados e Municípios será muito difícil realizar um prevenção de qualidade para o cidadão.

A participação dos Guardas de Dourados foi muito importante sem eles seria muito difícil defender a participação das Guardas Municipais na prevenção da violência e da criminalidade. "Fiquei muito feliz quando soube que os amigos da Guarda do município vizinho estavam aqui para contribuir com Políticas Públicas de Qualidade", ressaltou.

Fonte: Site do Governo do Estado de MS.




Nenhum comentário: