segunda-feira, 13 de julho de 2009

HUMILDADE NO SERVIÇO PÚBLICO, QUANDO SIRVO AO PÚBLICO

O presidente é um cervo do povo e, portanto, deve aos cidadãos obediência litúrgica e hierárquica.

O mandato presidencial é uma missão constitucional a que um dos cidadãos do país se submete muitas vezes a contragosto e em prejuízo de suas atividades privadas.

Um homem honesto não sente prazer no exercício do poder sobre seus iguais.


“Quando deixa o comando do governo e volta a ser um cidadão comum, o presidente é promovido a povo.”
Thomas Jefferson


Quando nos revestimos de um cargo público, em especial, aqueles que desempenham atividades policiais, há uma enorme tentação em nos apoderarmos do poder do cargo para utilizarmos em proveito próprio.


E justamente no momento em que perdemos a noção de que devemos usar o poder para servir, e esquecemos que não devemos nos servir do poder, é que cometemos os erros que nos levam ao declínio.


Tomando por base o pensamento acima, devemos entender que o que se aplica à mais alta autoridade do pais, também deve ser aplicado a todos os demais servidores públicos.


Existimos por vontade do povo, expressa em normas criadas por seus representantes.


O povo institui nossos cargos e nossas corporações para servirmos aos seus interesses.


Portanto, o povo é nosso patrão, aquele que nos contrata para uma prestação de serviço, e como tal, espera receber tratamento de boa qualidade.


Imaginemos nós adentrando em um estabelecimento comercial para comprar algo, e nos deparando com um vendedor bastante mal humorado, que nos atende mal, e nos oferece um produto porcaria. Não ficariamos contente.


Esta é a visão que um cidadão comum tem quando se depara com um servidor público que deturpa a competência de seu cargo e se coloca na condição de superior ao seu cliente - o povo.


A sedução é tamanha, que por vezes atinge Autoridades Policiais, ou até Juízes (Estes que ao menos passaram pelo bacharelado em Ciências Jurídicas e conhecem o verdadeiro fundamento da existência de um Estado Democrático de Direito devem ser os primeiros a dar exemplos e a praticarem o bom atendimento).


Quem já presenciou um Juiz de Direito agir com arrogância sobre uma testemunha ou uma parte no processo em que preside? Quem já foi tratado com indiferença por um Delegado de Polícia em um Distrito Policial? Para a nossa sorte isto é uma excessão!!!


A Autoridade de um cargo público não se expressa através da hostilidade e tampouco de posturas rudes. Ela se exterioriza através do respeito, da competência, da inteligência, do atendimento educado e eficiente

.
As competências e as limitações das atribuições dos cargos públicos estão definidas em norma.


Ao Povo é permitido fazer tudo que a norma não proíbe.


Ao agente público só é permitido fazer o que a norma autoriza.


Alguém conhece alguma norma que autoriza o servidor público desrespeitar o cidadão? Alguém conhece alguma norma que autoriza o servidor público agredir o cidadão?

Pois então: Temos que reconhecer que o povo é nosso patrão, e não tem culpa quando o governo não dá condições dignas aos servidores públicos, e merece ser bem atendido sempre, independente de estarmos sendo bem ou mal administrados.

É tempo de mudar a cultura impregnada em nosso pais, e diminuir a distância entre o povo e nós guardas municipais, pois, não existe aliado melhor do que o povo para nos exaltar ao posto de uma verdadeira polícia moderna, preventiva e comunitária.



--
Insp.Elvis
SJCampos SP

Nenhum comentário: