sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Secretário de saúde confirma desfile civico de 26 de Agosto


O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta sexta-feira (21.08), durante coletiva à imprensa, que haverá o desfile cívico, em comemoração aos 110 anos de Campo Grande. Como medida preventiva à transmissão da gripe A, neste ano as crianças com idade inferior a 12 anos não participarão do desfile. O secretário também comunicou que a partir da próxima terça-feira, dia 25, as doses do medicamento homeopático, para prevenção da gripe A H1N1, estarão disponíveis para a população.

Em relação ao desfile de aniversário da cidade, Mandetta disse que a Sesau tomou esta providência para evitar que as crianças de até 12 anos corram perigo de contrair a gripe. “Elas ficam concentradas por mais de cinco horas. Esta decisão é para manter a integridade delas. Muitas dessas crianças são acompanhadas das mães, que estão na segunda gestação. Esta medida serve para proteger as gestantes também”, frisou.

O secretário disse que no inicio de agosto constatou que aumentou a procura por atendimento nos CRS (Centros Regionais de Saúde) e UBS (Unidades Básicas de Saúde). “Esta procura esta relacionada à preocupação da população com a transmissão do vírus A H1N1. Esta procura aumentou a demanda em 55% nas unidades de saúdes. A sobrecarga fez com que nós utilizássemos, em termos de recursos humanos, todos os plantonistas na área clinica. Muitos postos trabalham com cinco plantonistas, que é a capacidade máxima para atender a população”, disse.

“Mudamos nossa estratégia de atendimento, que é a classificação da capacidade de risco, feita na pré-consulta. Muitas pessoas com baixíssimos sintomas estavam procurando os postos de saúde. Estava tornando difícil a classificação daqueles casos que mereciam. Muitos estavam procurando o atendimento médico por estarem preocupados em ter tido um contato com o vizinho que tinha tido gripe”, informou Mandetta.

Segundo o secretário de Saúde, o Hospital Universitário está equipado com 33 leitos para gripe e com oito leitos com respirador para pacientes com gripe. “A gente tem ocupado de 15 a 16 leitos”. “E os pacientes ficam internados em média 2,8 dias, o que não chega a três dias”.

Mandetta também explicou que a decisão de manter o calendário escolar foi tomada porque com suspensão das aulas os alunos continuam se movimentando e não aumenta e nem diminui a questão da existência da doença. “Fizemos algumas recomendações de restrições para algumas escolas, considerando haver critérios técnicos para isto. Publicamos esta decisão do Diogrande [Diário Oficial de Campo Grande], para que as escolas tomassem as decisões. Tudo isso tem sido feito e o equilíbrio dos casos está sendo mantido. Não constatamos aumento de casos de gripe”.

O secretário acrescentou que toda pessoa que possui a taxa imunológica de 97%, não corre risco de contrair uma gripe forte. “Temos uma margem de medicamentos para tratamentos completos”, assegurou. Com relação ao medicamento de homeopatia utilizado para prevenção da gripe, Madetta informou que é reconhecido na medicina e que pode ser utilizado para atender esta situação. “Nós entendemos que este medicamento é um meio auxiliar.

“Vamos fazer a distribuição do medicamento de homeopatia nas escolas, nos ceinfs”. Para isto, a Secretaria de Educação, enviará aos pais dos alunos um bilhete com as orientações necessárias”, explicou. O medicamento não tem nenhum efeito colateral. Para quem estiver internado vamos administrar doses individualizadas”, finalizou o titular da Sesau.

Saiba como se prevenir da gripal A (H1N1):
- Higienizar frequentemente as mãos, sempre que espirrar ou tossir.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos pessoais.
- Não usar medicamentos sem orientação médica.
- Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados.


Fonte/Autor: Emidio Denardi MTB/MS 488

Nenhum comentário: