sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Campanha quer fixar orquídeas e distribuir beleza por Campo Grande MS

Sexta-Feira 16 de Outubro de 2009


Foto: Denilson Secreta

Preocupada com o descarte de uma das mais admiradas plantas, alvo de grande devoção por milhares de pessoas, a Prefeitura de Campo Grande dá início no próximo domingo, 18 de outubro, a uma campanha de doações de orquídeas. O foco é recolher orquídeas que já não estão mais floridas e fixá-las em árvores pela cidade. A campanha “Sua Orquídea dará um toque de beleza na cidade” será lançada na Praça Ludinho, na Praça Itanhangá, e já nesse dia serão fixadas as primeiras plantas.

A ação é uma parceria do município, através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Agronegócio), com a Acoa (Associação Campo-grandense de Orquidofilia e Ambientalismo). A Sedesc ficará responsável pela coleta das orquídeas, que serão, em seguida, encaminhadas a Acoa. À associação de admiradores e colecionadores da planta caberá dar os primeiros cuidados e, depois, fixar a orquídea em árvores pela Capital. A entidade estuda, ainda, um mecanismo logístico de identificação dos proprietários das orquídeas doadas, para que a pessoa possa acompanhar o desenvolvimento da planta que forneceu em prol do embelezamento da cidade.

As próximas ações coletivas de fixação de orquídeas doadas serão realizadas na área de mata nativa conservada vizinha ao Terminal Rodoviário Antonio Mendes Canale e no canteiro central da Avenida Afonso Pena. A Sedesc busca ainda parceiras com as floriculturas para que elas se tornem postos de coleta de orquídeas já sem flor. Além da Acoa, a secretaria já tem como parceiros o Banco Rural, a MP Assessoria e Consultoria em projetos sociais e a Plaenge.

Além dessas ações, o incentivo à conservação e propagação do cultivo de orquídeas, a Sedesc e a Acoa estudam obter uma autorização dos órgãos ambientais competentes para recolher as plantas já fixadas em áreas de desmatamento autorizado. A intenção é que a associação possa retirar as orquídeas antes da derrubada das árvores. A preocupação, nesse caso, passa ainda pelo fato dessas orquídeas fixadas em matas serem, a maioria nativas. Uma das espécies típicas de Mato Grosso do Sul é a Cattleya nobilior, conhecida pelo tom lilás das pétalas e pelas características nobres.

A partir do início da campanha, as floriculturas também receberão panfletos informativos sobre a doação de orquídeas, a fim de estimular que essas plantas não parem no lixo depois que suas flores morrem.


SERVIÇO – Os interessados em doar uma orquídea, podem entrar em contato com a Sedesc, no telefone 3314-3499, e com a Acoa, no 3383-9973.

Nenhum comentário: