terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que você está fazendo com seu maior Parimônio?

É impressionante o número de pessoas que murmuram o passado. Normalmente, são as mesmas que sofrem antecipadamente por desesperança com o futuro. Não sei onde elas aprenderam que se lamentar promove, eleva o moral, faz realizar sonhos, impulsiona rumo aos objetivos.
Nós somos o nosso maior patrimônio. É um chavão, mas vale a pena lembrar que a única coisa que vai junto com você além túmulo é você mesmo. Acredite, tem gente que deixa no testamento que quer ser enterrado com um terno de grife!
O que você tem feito com o seu maior patrimônio: VOCÊ!?
As pessoas não se preocupam com o fato de que o cérebro registra tudo o tempo todo. Iniciam o dia mal agradecendo pelo sol, pela chuva, frio, pelo emprego que possuem, ou não possuem. Confesso que nunca vi ninguém melhorar na empresa começando o seu dia dessa maneira, e também não tenho visto pessoas desempregadas sendo contratadas logo que dizem ao entrevistador: “ah, minha vida é uma desgraça, nada dá certo, sou um azarado mesmo”. Minha nossa, que empresa deseja uma pessoa dessas dentro do ambiente de trabalho? Você contrataria alguém assim?
As pessoas têm sim seus valores e crenças, que receberam do convício que tiveram. Isso, de certa forma, as molda. Mas, o problema não é esse. O trágico, é que elas ouvem que não podem acreditar que são vítimas, inúteis. Uma multidão revela que de nada adianta ficar reclamando da vida. Que a vida não muda sem antes mudarmos internamente. Porém, ficam inertes a essas dicas, orientações. Ter crença erradas, às vezes, não é uma faculdade, pois conforme o habitat saímos abarrotados de informações, exemplos negativos, mas, a partir de determinado momento, podemos mudar o rumo da nossa História.
O que você tem feito com o seu maior patrimônio? Você conhece alguém que tomaria veneno para curar sua patologia? Você conhece alguém que, sabendo que o fogo queima, continua a tentar tocá-lo ou atravessá-lo sem precaução? Você conhece algum banco que, depois do cliente ter esgotado todos os seus limites, sem cumprir com suas obrigações, continua dando crédito ao cliente
O mesmo funciona com o seu maior patrimônio. Até certo ponto, sua CONTA CORRENTE interna vai lhe emprestando “dinheiro”, mas, também há um limite. Se você faz depósito de lixos, negativismos, lamentações, reclamações, sofrimentos, sentimentos enfadonhos, rapidamente ficará sem saldo e pior, entrará no limite, mas, além disso, ficará devendo e pode ser “fichado” por isso, perdendo seus direitos como cliente, até que recobre as forças, se conseguir.
Vou lhe dar três passos para você não permitir destruir o seu maior patrimônio: VOCÊ!
  1. Acorde bem, independentemente da situação: está sem emprego, acorde bem. Nunca contratei pessoas que dizem ser sem sorte, que não encontram oportunidades, que elas estão em falta. E não sou o carrasco. A grande maioria também não contrata. Acorde bem, ore, mentalize um dia maravilhoso, lindo, no qual você se vê forte para superar as dificuldades e aproveitar oportunidades.
  2. Até que você vá dormir, fique bem: do momento em que você acorda, ao momento em que vai se deitar, esteja bem, não importa o que aconteça. Terá o direito de ficar triste, de chorar, de gritar, de esbravejar. Mesmo que isso, na maior parte das vezes, não lhe faça bem, sei que terá momentos em que não irá se controlar. Mas, logo depois que expor suas emoções, retome o controle e veja a partir de um prisma positivo o que lhe aconteceu. Sempre há algo de positivo no que nos acontece;
  3. Durma bem: agora que você já acordou bem e, até este momento em que vai se deitar fez o que lhe sugeri nos passos 1 e 2, estou certo de que terá uma boa noite de sono. Para garantir que irá dormir bem, faça uma boa oração, peça ao seu Deus que lhe dê uma ótima noite e que no dia seguinte você acorde disposto, motivado e pronto a enfrentar o que tiver de enfrentar. Faça isso em voz alta, mentalizando os momentos bons que teve no seu dia. Agradeça pelo seu dia
Cuide do seu maior patrimônio, que é VOCÊ mesmo. Senão, não vai cuidar bem de mais nada. Não adiante tentar mostrar que você se mata de trabalhar para dar uma vida boa à sua família, que você enfrenta um leão por dia para eles não terem que fazer isso. Isso é lorota. Ninguém que não cuida de si mesmo, tem condições de cuidar de outros.
Afinal das contas, você já percebeu que você é a única pessoa com a qual terá de acordar, obrigatoriamente, todos os dias? Como você deseja fazer isso pelo resto da sua vida?
Um grande abraço e felicidades sempre!
Atenciosamente,

escrito por:


Professor Paulo Sergio - já publicou 5 artigo(s) no blog Carreira Profissional.

Contador, Consultor, Escritor e Palestrante nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Vendas, Motivação, Liderança, Perfil Profissional.