terça-feira, 2 de novembro de 2010

CONCEITOS SOBRE POLICIAMENTO

POLICIAR significa: vigiar, civilizar, zelar ou cuidar da manutenção da segurança pública.

Note-se que todos os verbos utilizados na definição do termo POLICIAMENTO, possuem uma conotação social, traduzindo-se em um trabalho organizado e ligado diretamente à população para cumprimento de suas funções.

Em momento algum deve do GCM hostilizar os munícipes para cumprimento de suas atribuições, pois o trabalho de policiamento visa garantir a tranqüilidade do cidadão e nunca servir para causar medo e terror nos munícipes, em relação ao GCM para que este passe a ser “respeitado”.

FORMAS DE EFETIVAÇÃO DO POLICIAMENTO

Policiamento ostensivo:

É o policiamento onde são empregados efetivos uniformizados ou fardados, utilizando-se de viaturas devidamente caracterizadas por meio de grafismos apropriados, é o policiamento desenvolvido pelas Guardas Civis Municipais, a ostensividade do policiamento sempre será efetivada pela presença visível do GCM.

Policiamento Preventivo:

É o policiamento elaborado da mesma forma e meios que o policiamento ostensivo, mas com aspecto de presença a fim de evitar o acontecimento de crimes e atos anti-sociais.

Policiamento Velado ou Investigativo:

É o policiamento realizado por policiais e agentes usando de trajes comuns e viaturas descaracterizadas, visando à observação e vigilância de pessoas ou grupos de pessoas, buscando informações e alimentando os inquéritos policiais, é o policiamento executado tipicamente pelas Policias Civis e pela Policia Federal.

PREVALÊNCIA DO ASPECTO PREVENTIVO SOBRE O REPRESSSIVO

Muito embora a Guarda Civil Municipal possa atuar em certas circunstancias de maneira repressiva, a ação da GCM deve essencialmente ser PREVENTIVA, visto que a presença firme e constante de um Guarda Civil Municipal, tem em termos efetivo maior influência no comportamento dos munícipes do que o caráter intimativo e punitivo da própria Lei, a presença preventiva de maneira hábil, atenta e observadora, constitui fator de desestimulo a prática de ilícitos penais e a melhor garantia da respeitabilidade da própria Lei.

Em vista da modalidade ostensiva do policiamento efetuado pela Guarda Civil Municipal os seus agentes devem primar pela ética e pelo profissionalismo, sem esquecer-se de cercar-se de cuidados de segurança pessoal e da equipe que estiver atuando, no próximo artigo entraremos no mérito da questão da SEGURANÇA PESSOAL dos Guardas Civis Municipais quando do atendimento de ocorrência.

 
Inspetor Elvis
São José dos Campos SP

gcmelvis@gmail.com