domingo, 12 de dezembro de 2010

Sob efeito da Copa-2014, Cuiabá terá policiamento integrado até 2012

Governador Silval Barbosa e o secretário de Justiça e Segurança Pública Diógenes Curado vão debater a proposta

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), subordinada ao Ministério da Justiça, informou que até 2012 as 12 capitais-sedes da Copa de 2014, incluindo Cuiabá, deverão contar com centros integrados de comando das polícias. A previsão do subsecretário nacional de Segurança Pública, major Alessandro Aragon, é de que no próximo mês todos os termos de referência para a construção das unidades já estejam assinados.

De acordo com o projeto, a construção deve ser executada pelo governo do Estado, enquanto a contrapartida do governo federal seria para equipar os centros onde atuarão homens das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Forças Armadas e Guarda Civil.

O modelo de integração foi usado na operação policial no conjunto de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, há cerca de duas semanas. Lá, as obras para a construção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) tiveram início em outubro e devem ser concluídas até julho de 2011. Para isso, o governo estadual investiu aproximadamente R$ 36 milhões.

Com prioridade para as cidades que vão receber os jogos do mundial, o projeto, posteriormente, deve ser estendido para todas as capitais. Para a Copa, além das questões do dia-a-dia, os centros estarão focados na situação dos estádios, hotéis e demais instalações utilIzadas pelas delegações que participarão do evento da Fifa.

Em MT

Como Cuiabá é uma das 12 capitais que vão sediar o Mundial, o governador reeleito Silval Barbosa deve começar inicialmente a debater o assunto com seu secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, para, ainda neste ano, procurar outras forças de segurança com vistas a implantar o projeto de integração.

Para a Capital mato-grossense, que registra alto índice de violência, o Centro Integrado poderá conter a violência nos bairros. Há regiões onde moradores se mostram desesperados por causa da ação de bandidos e onde a polícia não possui mais controle total do "território". Pela discussão inicial, o Centro abrigará, em um mesmo espaço físico, o teleatendimento da Polícia Militar (190), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193), Polícia Civil, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal e ainda uma sala de monitoramento com telão, sala de crises, salas privativas para reuniões, salas de inteligência e alojamentos.

Como as atenções estarão voltadas para a Copa, o Centro Integrado não deve focar apenas em questões do dia-a-dia de violência urbana, mas estar voltado para a situação nos estádios, nos hotéis, instalações utilizadas pelas delegações brasileiras e eventos realizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).