sábado, 23 de abril de 2011

Bolsa Formação entenda....


O Projeto Bolsa Formação foi criado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). É destinado à qualificação profissional dos profissionais de segurança pública e justiça criminal, contribuindo em sua valorização e o conseqüente benefício da sociedade brasileira.

O Projeto é amparado pela Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007, alterado pela Lei nº 11.707 e regulamentado pelo Decreto nº 6.490, ambos de 19 de junho de 2008, este último alterado pelo Decreto de nº 6.609, de 22 de outubro de 2008. Ele integra as ações do Pronasci na construção coletiva de um novo paradigma de segurança pública entre Governo Federal, os Governos Estaduais e os Governos Municipais.

Para participar do Projeto Bolsa Formação o estado deve aderir ao Projeto, que será efetivado pela transferência direta de renda. Além disso, terá direito a receber o benefício todos os profissionais dessas áreas que atenderem às condições estabelecidas pelo Ministério da Justiça.

O Ministério da Justiça criou um canal de denúncias e atendimento do Projeto Bolsa Formação a fim de monitorar o cumprimento das condicionalidades dos profissionais beneficiados. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (61) 2025-9468, pelo preenchimento do formulário no Fale Conosco ou por carta para o endereço da Coordenação do Projeto Bolsa Formação: Esplanada dos Ministérios, Bloco T, sala 500, Edifício sede – CEP 70064-900.


Público-alvo

Policiais Militares e Civis, Corpo de Bombeiros, Peritos, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários.

O Sistema Nacional do Bolsa Formação – SisFor ainda não está disponível para o cadastro de profissionais das Guardas Municipais, que ocorrerá somente após a finalização da formalização dos Municípios do Pronasci no projeto, a qual compreende: a assinatura dos Termos de Adesão, com a devida publicação dos mesmos; a regulamentação da participação das Guardas Municipais no Bolsa Formação, nos termos da Lei nº 11.707/2008 e a nomeação e respectiva publicação dos Gestores Municipais.

Solicitamos aos profissionais desta categoria que aguardem até a habilitação da instituição “Guardas Municipais” no Sistema Nacional do Bolsa Formação – SisFor para efetuarem seu cadastro, evitando que sejam prejudicados com o processamento do Número de Identificação Social – NIS junto à Caixa Econômica Federal.

Condições para participação

Pode participar do Projeto Bolsa Formação todo profissional de segurança pública e justiça criminal que:

1) Receber salário bruto abaixo de R$ 1.700,00 (considera-se remuneração mensal bruta o vencimento do cargo ou emprego efetivo acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, excluídas as indenizações, como a ajuda de custo, as diárias, o transporte e o auxílio-moradia.);

2) Não ter cometido e nem ter sido condenado pela prática de infração administrativa grave ou não possuir condenação penal nos últimos cinco anos; e

3) Realizar cursos de formação e educação continuada habilitados pelo Ministério da Justiça.

Cadastramento

Ao atender às condições definidas pelo Projeto Bolsa Formação, o profissional deve acessar o Cadastramento, preenchendo corretamente todos os dados solicitados no cadastro.

O cadastramento é feito somente pelo site do Ministério da Justiça. No caso de o profissional interessado não possuir acesso à Internet, os Estados disponibilizarão os Telecentros locais para a efetuação do cadastramento.

As informações do cadastramento são de exclusiva responsabilidade do profissional e a veracidade das informações são imprescindíveis para o recebimento do benefício.

Atenção: O cadastramento não implica na adesão imediata do profissional no Projeto. Só serão admitidos os cadastros que atenderem a todas as condições prescritas e que forem submetidos pelos Gestores Estaduais e homologados no Sisfor.

Renovação

A Bolsa Formação poderá ser renovada anualmente mediante a realização de um novo curso, desde que o profissional continue atendendo às condicionalidades impostas no Projeto e o curso esteja devidamente habilitado.

Valores da Bolsa Formação

O valor pago pelo Projeto Bolsa Formação será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para todos os beneficiados.

Desabilitação

O profissional que deixar de cumprir pelo menos algumas das condicionalidades exigidas será automaticamente desabilitado do Projeto Bolsa Formação. A saber:

a) Passar a receber salário bruto acima do valor estabelecido pela legislação;
b) Não cumprir regularmente o curso (evasão, abandono, freqüência abaixo do permitido e reprovação, no caso dos cursos a distância);
c) Estar em situação de inatividade (aposentadoria), falecimento, decisão ou ordem judicial impeditiva, não apresentação tempestiva da documentação solicitada (contra-cheque, certidões) ao Gestor Estadual.





Fazem parte do quadro de cursos de formação e educação continuada do Projeto Bolsa Formação, os cursos que integrarem as seguintes modalidades:

A Renaesp divide-se em dois grandes projetos: Ciclos de Cursos a Distância e Especialização em Segurança Pública

Cursos a Distância

Cursos de aperfeiçoamento gratuitamente destinados aos profissionais de segurança pública e justiça criminal na modalidade a distância. São promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, realizados em ciclos (períodos) de 3 meses com carga horária entre 40 a 60 hora/aula. Veja a relação dos cursos. Mais informações clique aqui.

Duração do benefício: O profissional que realizar pelo menos 1 (um) curso da EAD receberá o benefício pelo período de 12 (doze) meses. Estão validados os cursos do primeiro ciclo de 2008 em diante.


Cursos de Especialização em segurança pública

Cursos de pós-graduação em áreas da segurança pública gratuitamente destinados a profissionais de segurança pública e justiça criminal, na modalidade presencial e a distância. São promovidos por Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Justiça, com carga horária mínima de 360 horas/aula. Mais informações clique aqui

Duração do benefício: O profissional terá direito ao benefício desde que comprovada sua freqüência a partir do início do curso e a cada trimestre.




Cursos de academias, escolas e centros de formação em segurança pública e justiça criminal

Cursos de formação, aperfeiçoamento, capacitação e treinamento

As Academias, Escolas e Centros de Formação que quiserem ter seus cursos habilitados pelo Projeto Bolsa Formação, deverão submeter o currículo dos cursos, com carga horária mínima de 40h/aula, ao Ministério da Justiça (Secretaria Nacional de Segurança Pública ou Departamento Penitenciário Nacional, conforme área correlata), onde serão submetidos à uma Comissão de Avaliação.

Duração do benefício: O profissional terá direito ao benefício durante 12 (doze) meses, a partir da comprovação de freqüência no curso.




Comissão de Avaliação

Plano de Curso

1. Dados de Identificação do Curso
1.1. Título do Curso
1.2. Carga Horária proposta (mínimo 40 horas)
1.3. Nome dos responsáveis pela elaboração e coordenação do curso (mencionar respectivos cargos/funções e contatos por telefone e e-mail)

2. Apresentação e Resumo do Curso (enfocar a importância do curso para o servidor da área de segurança pública ou justiça criminal)

3. Público-alvo (apontar se o curso é aberto a todos os profissionais de segurança pública ou justiça criminal ou para um ramo específico de atuação na área)

4. Objetivos gerais e específicos do curso

5. Ementa (apontar as disciplinas e seus respectivos conteúdos que serão trabalhados no curso)

6. Sumário (proposta de tópicos e subtópicos divididos por módulos)

7. Referências Bibliográficas (apontar as obras utilizadas para elaboração das aulas)


Considerações sobre o processo seletivo dos cursos

Os cursos deverão orientar-se pelos seguintes itens descritos no Plano de Curso:As Academias, Escolas e Centros de Formação que quiserem ter seus cursos habilitados pelo Projeto Bolsa Formação, deverão submeter o currículo dos cursos, com carga horária mínima de 40h/aula, ao Ministério da Justiça (Secretaria Nacional de Segurança Pública ou Departamento Penitenciário Nacional, conforme área correlata), onde serão submetidos à uma Comissão de Avaliação (Será criada uma Comissão de Avaliação com no mínimo a participação de 3 (três) pessoas a serem designadas pelo Secretário Executivo do Pronasci, mediante publicação de Portaria.).

Serão considerados os seguintes itens na avaliação dos cursos:

1. Com relação ao tema do curso:
1.1 Relevância para área de segurança pública ou justiça criminal;
1.2 Alinhamento com a política de segurança pública preconizada pela SENASP ou de justiça criminal preconizada pelo DEPEN;
1.3 Agregação de valores às atividades dos profissionais da área de segurança pública ou justiça criminal;

2. Com relação ao conteúdo do curso:
2.1 No caso das áreas de segurança pública: atendimento aos eixos: legal, técnico e atitudinal, orientadores das ações formativas (Matriz Curricular Nacional);
2..2 Coerência dos tópicos e subtópicos em relação ao conjunto;

3. Com relação ao corpo Docente
3.1 Apresentação de currículos resumidos dos profissionais docentes do curso;
3.2 Nível de escolaridade, experiência profissional, publicação(es) e/ou outras produção(es) relativa(s) à temática do curso.


Encaminhamento dos cursos

Os curso deverão ser encaminhados em versão digital (CD) ou por e-mail, para os seguintes endereços:

Cursos na área de segurança pública
Senasp – Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoal
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede, sala 508, CEP: 70064-900, Brasília DF ou
e-mail: bolsaformacao.senasp@mj.gov.br

Cursos para agentes penitenciários
Depen – Coordenação de Ensino
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ministério da Justiça, Anexo II, sala 629, Brasília/DF. CEP: 70064-901
e-mail: depen@mj.gov.br



Atenção: O benefício do Projeto Bolsa Formação não tem caráter cumulativo. O profissional receberá o benefício pela realização de apenas 1 (um) curso habilitado, durante 12 (doze) meses, independente do numero de cursos que realizar no mesmo período.


Graduação e pós


Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública - Renaesp

Com o objetivo de articular o conhecimento prático dos policiais, adquiridos no seu dia-a-dia profissional, com os conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico, a Senasp credenciou 59 IES para a realização de Cursos de Especialização na modalidade presencial e 1(uma) IES com acordo/convênio com Instituições de Ensino Internacionais, na modalidade a distância

Os cursos presenciais contemplam 50 vagas e o curso a distância possibilita vagas para 550 alunos, com abrangência nacional.

As monografias elaboradas pelos alunos dos cursos deverão ter como tema as linhas de pesquisa estabelecidas pela Senasp, construídas em função dos eixos estratégicos do Plano Nacional de Segurança Pública.

O currículo do Curso foi submetido à apreciação do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República.

Seleção

Você profissional de Segurança Pública interessando em participar da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública procure a Instituição de Ensino Superior (IES) mais próxima, a relação está disponível no final desta página.

O processo de seleção é realizado pela IES e possui as seguintes etapas:

Redação: Opta por uma das seguintes temáticas:
a) Política de Segurança Pública no Brasil,
b) Sociedade, Poder e Cultura no Brasil, e
c)Direitos Humanos e Segurança Pública.
Entrevista

Público Alvo
As vagas custeadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública visam ao atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpos de Bombeiros e Guardas Municipais (Lei nº 10.201/2001).

Requisitos
a) Ser servidor ativo (preferencialmente advindo dos segmentos hierárquicos intermediários;
b) Possuir curso de graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento.

Valores
A Senasp financiará todo o curso.




Instituições de Ensino credenciadas

Centro Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul

Região Centro Oeste

Distrito Federal

Brasília
Universidade de Brasília
II Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
Arthur Trindade Maranhão Costa
arthur@unb.br; munhoz@unb.br

Mato Grosso

Cáceres
Universidade do Estado do Mato Grosso
Especialização em Segurança Pública
Mariele Schmidt Canabarro e Expedito Figueiredo de Souza
mmmariele@hotmail.com

Cuiabá
Universidade Federal do Mato Grosso
Política de Segurança Pública e Direitos Humanos
Naldson Ramos da Costa
naldsonramos@yahoo.com.br

Universidade para o Desenvolvimento do Estado do Pantanal
Curso de Especialização de Gestão em Segurança Pública
Ana Paula Gaspar Melim
cpg@uniderp.br

Mato Grosso do Sul

Dourados
Universidade Federal da Grande Dourados
Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
Gassen Zaki Gebera
fadir@ufgd.edu.br; gassenufgd@yahoo.com.br




Região Nordeste

Alagoas

Maceió
Faculdade de Alagoas
Pós-Graduação Lato Sensu Políticas e Gestão em Segurança Pública
Múcio Arruda
mucio@docente.fal.br

Faculdade de Alagoas
Curso de Segurança Ambiental
Múcio Arruda
mucio@docente.fal.br

Bahia

Salvador
Faculdade Integrada da Bahia
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Criminal
Edval Carlos dos S. Filho
edvalfilho@gmail.com

Faculdade Integrada da Bahia
Pós-Graduação Lato Sensu Políticas e Gestão em Segurança Pública
Edval Carlos dos S. Filho
edvalfilho@gmail.com

Universidade Federal da Bahia
III Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Ivone Freire Costa
ivoneco@ufba.br

Universidade Federal da Bahia
Curso de Prevenção da Violência e Avaliação de Políticas Públicas
Ivone Freire Costa
ivoneco@ufba.br

Ceará

Fortaleza
Faculdade Integrada do Ceará
Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Criminal
Claudia Lopes
claudialopes@fic.br

Faculdade Integrada do Ceará
Pós-Graduação Lato Sensu Políticas e Gestão em Segurança Pública
Ana Flávia Alcântara Rocha Chaves e Claudia Lopes
anaflavia@fic.br; aclaudials@yahoo.com

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Curso de Especialização em Segurança Pública e Defesa Civil
Ernani Leite
ernani.leite@gmail.com

Universidade de Fortaleza
Curso de Especialização em Polícia Comunitária
João Vasco Peixoto Furtado
vasco@unifor.br

Universidade Federal do Ceará
Curso de Especialização em Cidadania e Direitos Humanos em Segurança Pública
César Barrreira/Celina Amália R. Galvão Lima
cbarreira8@uol.com.br; celinarglima@ufc.br

Universidade Federal do Ceará
Curso de Especialização em Policiamento Comunitário
César Barrreira
lev@ufc.br

Paraíba

João Pessoa
Universidade Federal da Paraíba
Curso de Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos
Marconi Pimentel Pequeno
marconip@bol.com.br

Caruaru
Associação Caruaruense de Ensino Superior
Curso de Especialização em Segurança Pública
Saulo Miranda, Edmilson Leite Maciel Júnior
saulomirand@hotmail.com; edmilson.maciel@gmail.com

Pernambuco

Recife
Faculdade Integrada de Pernambuco
Curso de Especialização em Políticas Pública de Segurança
Marcelo Barros Correia/Paula R. Guerra
correia.marcelobarros@gmail.com; paulareginaguerra@gmail.com

Faculdade Integrada do Recife
Curso de Especialização em Perícia Criminal
Fernanda Cruz da Fonseca
cffernanda@fir.br

Faculdade Integrada do Recife
Pós-Graduação Lato Sensu Políticas e Gestão em Segurança Pública
Fernanda Cruz da Fonseca
cffernanda@fir.br

Piauí

Teresina
Universidade Federal do Piauí
Curso de Especialização em Segurança Pública
Ana Beatriz M. dos Santos Seraine
aseraine@hotmail.com

Rio Grande do Norte

Natal
Faculdade Câmara Cascudo
Pós-Graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Marcus Pontes
marcusponte@yahoo.com.br

Faculdade Câmara Cascudo
Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Criminal
Marcus Pontes
marcusponte@yahoo.com.br

Mossoró
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
Jose Osimar G.de Lima
osimargomes@uern.br

Sergipe

Aracaju
Faculdade de Sergipe
Curso de Especialização "Política e Gestão em Segurança Pública"
Daniela C. Almeida da Costa
daniela@fase-se.edu.br

Faculdade de Sergipe
Pós-Graduação "Lato Sensu" de Segurança Ambiental
Daniela C. Almeida da Costa
daniela@fase-se.edu.br

Universidade Federal do Sergipe
Curso de Especialização Lato Sensu em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas
Joelina Souza Menezes
menezesj@terra.com.br




Região Norte

Acre

Rio Branco
Universidade Federal do Acre
Curso de Especialização em Segurança Pública
Prof. Jacó Cezar Picolli
jc-piccoli@uol.com.br

Amazonas

Manaus
Centro Universitário Nilton Lins
Pós-Graduação Lato Sensu - Segurança Pública e Direitos Humanos
Maud Rejane Souza
maudsouza@niltonlins.br

Amapá

Macapá
Faculdade do Amapá
Pós-Graduação Lato Sensu Políticas e Gestão em Segurança Pública
Alaise Maria Barata da Silva
alaise@famap.edu.br; famap@famap.edu.br

Pará

Belém
Faculdade do Pará
Curso de Especialização "Política e Gestão em Segurança Pública"
Jussara Moraes
www.fap-pa.edu.br

Faculdade do Pará
Pós-Graduação Lato Sensu em Perícia Criminal
Carmem Lucia de Lima e Amanda Barcelos
carmem@fap-pa.edu.br ; amandab@fap-pa.edu.br

Universidade Federal do Pará
Curso de Especialização em Sociedade e Gestão de Segurança Pública
Daniel Chaves de Brito
dnbrito@oi.com.br

Universidade Federal do Pará
Curso de Especialização em Segurança Pública e Gestão da Informação
Wilson José Barp
wbarp@uol.com.br

Rondônia

Porto Velho
Universidade Federal de Rondônia
Curso de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública
Marcio Seco
marciose@hotmail.com

Roraima

Boa Vista
Universidade Federal de Roraima
Curso de Segurança Pública e Cidadania - Especialização
Geysza Alves Linoberg Barbosa
geyzalves@hotmail.com

Tocantins

Araguaina
Universidade Federal do Tocantins
Curso de Especialização em Segurança Pública: Teoria e Prática no Gerenciamento de Polícia Comunitária no Estado de Tocantins
Dimas José Batista
dimas@uft.edu.br; diraraguaina@uft.edu.br



Região Sudeste

Espírito Santo

Vila Velha
Centro Universitário Vila Velha
Curso de Especialização em Gestão Integrada em Segurança Pública
Rossana Ferreira da Silva Mattos
rossana@uvv.br

Centro Universitário Vila Velha
Curso de Especialização em Inteligência de Segurança Pública
Edson Franco Immaginário
immaginario@uvv.br

Vitória
Faculdade Espírito Santense
Curso de Especialização de Gestão em Segurança Pública
Marilucia Silva Dalla
mariluciadalla@faesa.br; penha@faesa.br

Universidade Federal do Espírito Santo
Curso de Especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Vanda de Aguiar Valadão
vandaval@terra.com.br

Minas Gerais

Belo Hotrizonte
Escola Superior Dom Helder Câmara
Curso de Polícia Comunitária e Segurança Cidadã
João Batista Moreira Pinto
jbmpinto@gmail.com; pesquisa@domhelder.edu.br

Escola Superior Dom Helder Câmara
Curso de Segurança Pública e Complexidade
João Batista Moreira Pinto
jbmpinto@gmail.com; pesquisa@domhelder.edu.br

Fundação João Pinheiro
Curso de Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal
Marcus Vinicíus Gonçalves da Cruz
claudia.beatriz@fjp.mg.gov.br; marcus.cruz@fjp.mg.gov.br; mvgcruz@cepead.face.ufmg.br

Montes Claros
Universidade Estadual de Montes Claros
II Curso Especial Lato Sensu em Análise de Criminalidade, Violência e Segurança Pública
Herbert Toledo Martins
herbertoledo@yahoo.com.br

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais
Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
Antônio Rangel Torres Bandeira
rangel@vivario.org.br

Instituto Universitario de Pesquisas do Rio de Janeiro
Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Segurança Pública
Luiz Alfredo Salomão
lsalomao@iuperj.br; graziela@iuperj.br

Universidade Cândido Mendes
Curso de Especialização em Segurança e Cidadania
Barbara Soares e Ubiratan Angelo
bm.soares@uol.com.br

Universidade Estácio de Sá
Política e Gestão em Segurança Pública
Kátia de Mello Santos
kaofri@hotmail.com

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania
Miriam Guindani
miriamguindani@terra.com.br

Niterói
Universidade Federal Fluminense
Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública
Roberto Kant de Lima
rkantbr@gmail.com

São Paulo

São Paulo
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Curso de Especialização em Gestão de Políticas Preventivas da Violência, Direitos Humanos e Segurança Pública
Aldo Fornazieri
projetos@fespsp.org.br

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Curso de Especialização Lato Sensu Políticas de Gestão em Segurança Pública
Maria Stela Santos Graciani
ntc@pucsp.br

Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Curso de Especialização em Segurança Pública e Sociedade
José Henrique Specie
specie@puc-campinas.edu.br

Sorocaba
Universidade de Sorocaba
Curso de Especialização Lato Sensu em Segurança Pública com Direitos Humanos
Gustavo Portela Barata de Almeida
gustavo.almeida@uniso.br



Região Sul




Paraná

Foz do Iguaçu
União Dinâmica de Faculdades Cataratas
Curso de Especialização Lato Sensu em Segurança Pública
Edinaldo Beserra / Angela Papandrea Luz
angela@udc.edu.br

Rio Grande do Sul

Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Curso de Especialização em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática
Joelci Clécio Almeida / Lígia Leindecker Futterleib / Marlene Fernandes
joelci.almeida@ulbra.br

Novo Hamburgo
Centro Universitário FEEVALE
Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Toxicologia Forense
Rafael Linden
rafael.linden@feevale.br

Escola Superior de Teologia - Faculdades
Curso de Especialização Lato Sensu Direitos Humanos, Cidadania e Processos de Gestão da Segurança Pública
Marga J. Ströher
margs@est.edu.br; prograd@est.edu.br; marga_stroher@yahoo.com.br

Passo Fundo
Faculdade Meridional
Curso de Especialização em Políticas e Intervenção na Segurança Pública
Eduardo Capellari
imed@imed.edu.br

Porto Alegre
Pontifícia Universidade Católica do RS
Curso de Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal
Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
rgdeazevedo@uol.com.br

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
José Vicente Tavres dos Santos
jvicente@portoweb.com.br

Santa Cruz do Sul
Universidade de Santa Cruz do Sul
Pós-Graduação em Gestão Estratégica na Área de Segurança Pública
Ione Sardão da Silva
ionesi@unisc.br;ione_sardao@terra.com.br

Santa Maria
Faculdade de Direito Santa Maria
Curso de Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos
Martha Rechden Barcellos
marta@fadisma.com.br

São Leopoldo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Curso de Especialização em Gestão Estratégica para Prevenção da Violência Local
Paraskevi Bessa Rodrigues e Gisele Spricigo
evi@unisinos.br;giseles@unisinos.br

Toledo
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Curso de Especialização em Segurança Pública, Cidadania e Direitos
Cristina Maria Quintão Carneiro
crismqc@gmail.com

Santa Catarina

Biguaçu
Universidade do Vale do Itajaí
Curso de Especialização em Gestão de Polícia Comunitária
Sidnei V. Marinho
sidnei@univali.br

Palhoça
Universidade do Sul de Santa Catarina
Curso de Especialização em Policia Comunitária
José Carlos Noronha de Oliveira
jose.noronha@unisul.br; marcia.Luz@unisul.br

Tubarão
Universidade do Sul de Santa Catarina
Curso de Especialização em Segurança Pública
Lauro Ballock
lauro.ballock@unisul.br

Fonte:mj.gov.br/pronasci