sábado, 9 de abril de 2011

Referência em Segurança Municipal Clipe - Segurança em Barueri

A Guarda Municipal de Barueri, foi criada em 1994. A 1ª turma iniciou o seu treinamento no dia 3 de março de 1995, após a conclusão de todo o processo seletivo (exame escrito, físico, médico e psicológico). No dia 10 de junho de 1995 os primeiros Guardiões começaram a patrulhar o município (eram 158 GMs com 18 viaturas). Hoje a GMB conta com um efetivo de 600 GMs e uma frota de 70 viaturas e têm o seguinte quadro hierárquico: Comandante, Sub-comandante, Inspetor, Supervisor, GM Classe Distinta e GM.

Demografia

Dados do Censo - 2000
População total: 208.281
  • Urbana: 208.281
  • Rural: 0
  • Homens: 102.884
  • Mulheres: 105.397


























Densidade demográfica (hab./km²): 3244,25
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,62
Expectativa de vida (anos): 71,35
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,54
Taxa de alfabetização: 93,36%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,826
  • IDH-M Renda: 0,808
  • IDH-M Longevidade: 0,772
  • IDH-M Educação: 0,899
(Fonte: IPEADATA)












Atuação da Guarda Municipal de Barueri

Em doze anos de existência, contados a partir de 1995, ano de sua fundação, até o final de 2007, a Guarda Municipal registrou um expressivo crescimento em seu efetivo.


Mediante leis propostas pelo Governo Municipal e aprovadas pelo Legislativo, passou gradativamente dos 160 (cento e sessenta) componentes em 1995, para 600 (Seiscentos) no final de 2007.



A frota inicial de 18 viaturas, conta atualmente com 100 veículos. Em sua atuação em defesa do patrimônio público e de cooperação com os órgãos de segurança na defesa da população, nesse período a Guarda Municipal registrou o atendimento a mais de 100.000 ocorrências, dentre as quais enumeram-se ações ligadas à apreensão de armas e drogas, flagrantes de homicídios, roubos e furtos, captura de foragidos da justiça e ações de auxílio à população.



Treinamento Intensivo

A Guarda Municipal de Barueri mantém um programa de treinamento intensivo em que prepara toda a corporação para as mais diversas ocorrências.

Os guardas passam por cursos de formação e atualização com monitores específicos para cada disciplina que compõem o programa:
Noções de Direito - conhecimentos sobre o Código Penal; procedimentos sobre infração e orientação aos pedestres
Técnica Policial - situação de risco perante a delinqüência
Legislação - normas e regulamentos da Guarda
Constituição Federal e Estadual
Lei Orgânica do Município
Técnicas de Socorro de Urgência - procedimentos em acidentes, atendimento a vítimas de mal súbito e a parturientes.

Tanto que a Guarda Municipal de Barueri é uma referência para a região, e o alto padrão rompeu fronteiras. Corporações de Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba e Itapevi, por exemplo, tiveram seu treinamento realizado na base barueriense.

Sempre em sintonia com as Instituições Públicas (Polícia Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal atua efetivamente no auxílio à segurança do público.

A Guarda Municipal de Barueri conta ainda em sua estrutura com uma Divisão de Assuntos Internos, com poder de corregedoria, para apuração de possíveis desvios de conduta dos integrantes da Corporação.




Ronda Escolar







A ronda escolar integra o programa de proteção em escolas que têm como objetivo reforçar os vínculos de confiança entre os professores, pais, alunos e Guardas Municipais, no sentido de juntos buscarem alternativas para a construção de um ambiente seguro em todas as unidades escolares do município.