sábado, 9 de abril de 2011

Tragédia no Rio: deputado defende Guarda Municipal nas escolas

Hélio Almeida | Rio+ | 07/04/2011 15h23
O deputado federal Wagner Montes defendeu nesta quinta-feira, em entrevista ao SRZD, o uso da Guarda Municipal (GM-Rio) nas escolas públicas da cidade, para que, segundo o parlamentar, possa evitar tragédias como a que ocorreu na escola Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. O deputado ressalta a importância do debate sobre o controle do armamento que entra no Brasil e disse que "se o policial não chegasse o crime seria maior".

Wagner Montes afirmou que os agentes da GM-Rio precisam fazer o papel de polícia. "A Guarda Municipal, que é criada para cuidar dos bens públicos, deveriam cuidar das escolas municipais. Não tem para quê essa indústria de multas. Agora com as armas não letais isso ajuda no combate de infrações", lembra.

Para o deputado, a guarda tem que servir para atuar em pequenos furtos na escola e no entorno. "A Guada tem que evitar pequenos furtos. Tem guarda na escola particular e na pública não. Tem que ter em todas. Mas agora que arrombaram a fechadura, querem arrumar uma tranca. A violência nas escolas é grande, ainda mais com os professores", afirma.

O parlamentar comentou a tragédia que ocorreu na manhã desta quinta-feira. "Como o cara conseguiu essa arma? Se comprou, quem a vendeu? Tem uma série de perguntas que deverá ser resolvida. E esse é o momento das polícias se unirem", questiona.

FONTE: http://www.sidneyrezende.com/noticia/127360