quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desarticulado esquema de fraude a pagamento do IPTU da Capital

Trio enganava prefeitura e inadimplentes

Nadyenka Castro e Paula Maciulevicius

A Polícia Civil desarticulou nessa quarta-feira uma quadrilha que fraudava o pagamento de IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) de Campo Grande.
José Gilberto Fragas Ferreira, 43 anos, Ricardo Mário Mattos de Oliveira, 37 anos, e Tércio Moacir Brandino, 49 anos, conseguiam contato de inadimplentes com a Prefeitura Municipal de Campo Grande e diziam a eles que quitariam os débitos com valores inferiores.
Pelo serviço, os autores cobravam uma porcentagem em relação ao valor total pago. No entanto, a dívida não era paga por eles.
O trio passava cheques sem fundo, fraudados e até furtados à Prefeitura. Dessa forma, os débitos não eram quitados como prometido e os donos de imóveis voltavam a ser cobrados.
Para provar aos ‘clientes’ que o tributo estava pago, a quadrilha carimbava a documentação. Os carimbos pertenciam ao grupo.
O esquema foi desarticulado quando José Gilberto tentava mais um golpe. Ele pagava um tributo com um cheque no valor de R$ 380.512,97 no caixa da Central de Atendimento ao Cidadão.
A funcionária responsável pelo recebimento verificou que não havia saldo. Na conta de José Gilberto, aberta recentemente, tinha R$ 70.
Diante disso, a Guarda Municipal e a Dedfaz (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações) foram até o local e conseguiram chegar até os outros envolvidos.
Na residência de Tércio foram apreendidos carimbos, documentos falsos e petrechos utilizados para falsificação.
A Dedfaz agora vai intimar vítimas da quadrilha e tentar identificar se há mais envolvidos. O esquema já estava sendo investigado pela Delegacia onde tramitam quatro inquéritos. Os três envolvidos já têm passagens pela Polícia.