terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo do Estado aponta melhora da segurança em Barueri no 1º semestre

Governo do Estado aponta melhora da segurança em Barueri no 1º semestre


Ocorrências criminais em constante queda em Barueri
Quando comparados o primeiro semestre deste ano com o de 2010, os índices de criminalidade registram queda na cidade de Barueri. A informação consta dos dados publicados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Nos seis primeiros meses deste ano, não foram registrados pelas delegacias de Barueri casos de latrocínio (roubo seguido de morte) ou de roubo a bancos.
Roubos de veículos: menos 31,5%
A redução mais expressiva ficou por conta do indicador de roubo de veículos. De janeiro a junho de 2011 houve queda de 31,5% na modalidade criminal, com relação ao mesmo período do ano passado em Barueri. Os casos de furto de veículos (quando não há emprego de violência ou ameaça) diminuíram em 4,5% no último semestre, e em 15,1% quando confrontado apenas o mês de junho de cada ano.
Os registros de outros roubos (investidas contra comércios, transportes coletivos, residências ou transeuntes) no município retroagiram 18,6% nos primeiros seis meses deste ano. Na comparação isolada entre junho de 2010 e de 2011, a redução é de 32,1%.
As estatísticas semestrais de outros tipos de furto na cidade apontam queda de 16,5%. O último mês de junho teve 26,6% menos furtos do que junho do ano passado.
Homicídios: abaixo do índice ONU
O número de homicídios dolosos em junho de 2011 caiu pela metade em relação ao mesmo mês do ano passado.
Barueri registrou no primeiro semestre a taxa de 4,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, número muito abaixo do índice de 10 casos – considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como violência epidêmica.
O Estado de São Paulo tem taxa de 10,4 por 100 mil pessoas, e o Brasil, 25/100 mil.
Segurança integrada
O avanço da cidade nesta área é resultado dos investimentos e da política aplicados pela Prefeitura de Barueri na segurança pública. “É fundamental destacarmos a ação integrada que o município desenvolve com as polícias Civil e Militar”, ressalta Edson Santos da Silva, secretário municipal dos Assuntos de Segurança (pasta composta pela Guarda Municipal, Defesa Civil e Demutran).
De acordo com o secretário, os números não podem ser traduzidos apenas pela atuação ostensiva dos órgãos de segurança. “O sucesso da redução criminal também está na prevenção primária que a administração municipal promove com investimentos em políticas de inclusão social como saúde, educação, moradia, lazer, emprego e infraestrutura”, comentou Edson.
Nesta direção, a Secretaria dos Assuntos de Segurança aposta na informação como ferramenta no combate à violência e desenvolve vários trabalhos e programas sociais que levam educação e cultura para crianças e jovens de Barueri, como o Festival Musicalizando, Jovens Construindo a Cidadania, Música Instrumental no seu Bairro, Guarda Municipal na Qualidade de Vida do Cidadão Barueriense, Programa Musicalizando, Núcleo de Desenvolvimento Social, Anti-Bullying nas Escolas e outros.
Secretaria de Comunicação Social