sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Guardas Municipais se reúnem na Câmara para defender aprovação da PEC 534

Guardas Municipais se reúnem na Câmara para defender aprovação da PEC 534


Aproximadamente 500 guardas municipais de diversos municípios de Mato Grosso do Sul lotam o Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (16), após a realização da “Marcha Azul Marinho”, pelas ruas de Campo Grande a fim de lutar pela municipalização da Guarda Municipal.
 
De acordo com o Guarda Municipal Alberto da Costa Neto, presidente da Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande, a Marcha busca conscientizar a população e as autoridades políticas do Estado sobre a importância da aprovação da PEC 534/02, que pretende mudar o artigo da Constituição Federal que permite às Prefeituras criarem a Guarda Municipal, com objetivo de proteger o patrimônio público.


“O que queremos é que a nossa competência enquanto Guardas Municipais seja elevada também para a proteção dos munícipes, até porque o bem maior a ser protegido não é o prédio público e sim a vida de cada munícipe. É necessário esse movimento para que a sociedade entenda e nos ajude nesta luta. Queremos a regulamentação da profissão de Guarda Municipal e o fortalecimento da classe. Com a Guarda Municipal equiparada à Polícia Militar vamos combater o crime nas comunidades com mais eficiência”, afirmou Alberto da Costa Neto.
 
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB) fez questão de declarar seu apoio à causa e destacou que “hoje os guardas municipais tomam conta dos prédios públicos e porque não cuida também das nossas vidas, da nossa segurança. A gente reclama da segurança pública e questiona o Governo do Estado, que têm investido muito na Segurança Pública, mas as cidades crescem e se temos a Guarda Municipal para ajudar, porque não utiliza-la? O maior tesouro que temos a proteger é a vida de nosso munícipes e não o prédio público”, afirmou Siufi.
 
A Marcha Azul Marinho teve início às 8 horas na Praça do Rádio, de onde os mais de 500 guardas municipais de Campo Grande, Dourados e Bonito, percorreram mais de 3 quilômetros até chegar a sede da Câmara Municipal, onde realizam o Seminário sobre as reivindicações da categoria.
 
A reunião conta também com a presença do comandante da Guarda Municipal, Paulo César Monteiro Ayres; do presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa; além dos vereadores Alex, Thais Helena, Professora Rose e Herculano Borges.
 
Em tempo - Atualmente, a guarda conta com 1.200 homens e este número deve aumentar para 1.600 até dezembro, quando uma nova turma será formada.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal