quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeito recebe Conselho Comunitário de Segurança do Centro


Prefeito recebe Conselho Comunitário de Segurança do Centro


Os membros do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central de Campo Grande estiveram reunidos esta manhã (26) com o prefeito Nelson Trad Filho para agradecer o empenho do administrador na aprovação da lei municipal de videomonitoramento, sancionada no último dia 6 de outubro, (nº 185 de 26 de setembro de 2011). O grupo também apresentou propostas de combate ao tráfico, exploração sexual e assaltos na região central da cidade.


O prefeito explicou que quando sancionou a lei, vetou somente o artigo que deixava todos os custos da instalação das câmeras de segurança a cargo da prefeitura, pois não estava previsto no orçamento do próximo ano. “Porém, eu parabenizo o excelente trabalho realizado por vocês, que se empenham voluntariamente em fazer do centro um lugar melhor para se viver e digo que a Prefeitura fará todo o possível para que possamos tornar a região um local seguro”, assegurou Nelsinho.


Segundo o chefe do Executivo Municipal, foi entregue no mês passado ao Ministério da Justiça um projeto da prefeitura, por meio do qual solicita a implantação das 40 câmeras de monitoramento, previstas no projeto Reviva o Centro, como forma de coibir a ação de roubos e furtos. “O Governo Federal já aprovou e estamos aguardando agora a liberação dos recursos para a instalação, mas já temos um projeto experimental na Central de Atendimento ao Cidadão e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital, no qual eu monitoro do gabinete o fluxo de atendimento aos cidadãos por meio de câmeras instaladas”, revelou o prefeito.


O autor do projeto do videomonitoramento na Câmara dos Vereadores, vereador Mário César intermediou o encontro e se disse otimista com o trabalho conjunto que já vem sendo realizado, com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. “As Polícias Militar e Civil têm atuado, consistentemente, na área central e com ajuda da comunidade e das câmeras de videomonitoramento teremos resultados ainda melhores, no sentido de conter a ação de marginais”, esclareceu o parlamentar.


O presidente do conselho comunitário, Adelaido Luiz Spinosa Vila demonstrou sua satisfação ao sair da audiência, após as informações repassadas pelo prefeito. “Estamos muito eufóricos com a resposta do prefeito Nelsinho sobre a aprovação do Ministério com relação às câmeras e, também, sobre nossa proposta de criação de um fórum permanente de combate à criminalidade”, admitiu.


Spinosa Vila também elencou ações desenvolvidas pelo conselho. “ Já realizamos uma pesquisa que identificou os piores problemas da região central, que são o tráfico de drogas e os furtos encomendados por receptadores. Diante disso, precisamos da criação de forças-tarefas entre a Semadur, Seplanfic, Vigilância Sanitária, SAS e Conselho Tutelar do Centro, em conjunto com as Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal no combate aos crimes que vem sendo cometidos atualmente”, avaliou o representante da entidade.


Serviço – Para conhecer detalhadamente a lei do videomonitoramento é possível acessar o sitehttp://www.capital.ms.gov.br/diogrande e buscar o arquivo do dia 6 de outubro.

Fonte/Autor: Aline Oliveira MTB 044/MS