sexta-feira, 5 de outubro de 2012

NOTICIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE


Vereadores, autoridades e cidadãos apoiam novas atribuições à Guarda Municipal


O vereador Marcos Alex (PT) abriu a Audiência Pública desta quarta-feira (3), organizada para discutir sobre “O novo papel e a atuação da Guarda Municipal em nosso município” apresentando um tema de grande importância para o Município, de forma que a sociedade campo-grandense discuta o aumento da competência da Guarda Municipal para que a mesma possa também realizar a segurança dos munícipes.

Atualmente a atribuição da Guarda Municipal é zelar pela segurança dos bens e serviços públicos municipais, mas a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal de autoria dos vereadores Paulo Siufi e Alex objetiva mudar a legislação municipal de modo a garantir que a Guarda Municipal também faça a segurança da integridade física do cidadão.

De acordo com Alex, a função da Guarda Municipal está registrada na Lei Orgânica, em seu art. 81. O que estamos propondo aqui é uma emenda para que a Guarda seja destinada à assegurar a integridade física de todos os cidadãos, texto de alteração este que estamos propondo para o debate nesta reunião pública”, afirmou o parlamentar.

Devido ao grande número de presentes, a Audiência Pública, organizada pela Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal, composto pelos vereadores Alex (presidente), Carlão (vice) e Mario César (membro), foi realizada no Plenário “Oliva Enciso”.

Conforme destacou o vereador petista, “esta alteração da Lei Orgânica busca dar cobertura legal para a atuação da Guarda Municipal frente a ocorrências de qualquer tipo de agressão, ou violação de direito que o cidadão possa sofrer, a Guarda cuida do patrimônio e dos bens públicos, mas sabemos que ela pode atuar diariamente na preservação da ordem pública e da integridade física dos cidadãos”, frisou Alex.

A Audiência Pública contou com a participação dos vereadores Alex, Vanderlei Cabeludo, Herculano Borges, Carlão, Thais Helena e Paulo Pedra, que declararam seu apoio à categoria numa união de esforços para garantir que a Guarda Municipal contribua para a segurança pública do município. O aumento da atribuição da Guarda Municipal recebeu apoio de autoridades da polícia militar e de toda a população que compareceu à reunião e clama por mais segurança em toda cidade. 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal