quinta-feira, 3 de abril de 2014

Guarda Municipal instala módulo no bairro Água Verde

(foto: Cesar Brustolin/SMCS )
A Guarda Municipal de Curitiba reforçou, nesta quarta e quinta-feira, as ações preventivas em locais públicos da cidade. Na manhã desta quinta-feira (03), a operação Módulo Móvel Itinerante (MMI) chegou ao entorno do Cemitério Municipal da Água Verde. Na quarta-feira (02), a corporação fez uma ação simultânea em 28 praças e jardinetes espalhados pelas nove regionais de Curitiba. Durante a operação, que começou no fim da tarde e prosseguiu à noite, foram realizadas 113 abordagens.

“Esta é uma ação de caráter preventivo”, afirmou o inspetor Vanderson Lima Cubas, da coordenadoria de Operação da Secretaria Municipal da Defesa Social. Desde o ano passado, os módulos itinerantes reforçam a segurança de praças e jardinetes, com o objetivo de aproximar os guardas da população, reforçando o papel da corporação como Guarda comunitária.

“Estamos muito satisfeitos com a forte parceria que temos tido com a Guarda Municipal”, disse o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos. “Acreditamos que o melhor caminho para promover a segurança na cidade seja adotar ações conjuntas entre o poder público e a comunidade.”

Ele informou que a Guarda Municipal participa mensalmente das reuniões promovidas pelo Conseg Água Verde com a comunidade do bairro. “Nossas reivindicações têm sido ouvidas e o resultado são ações positivas como esta”, disse.

O administrador regional do Portão, Marco Mello, também participou da instalação da operação MMI. O módulo itinerante da Guarda ficará no entorno do Cemitério da Água Verde até o dia 17 de abril.

Operação Praças

No fim da tarde desta quarta-feira (02), a Guarda Municipal de Curitiba ocupou, simultaneamente, 28 praças e jardinetes da cidade, numa ação que se estendeu até o início da noite.

“Esta ação é positiva, pois marca território e faz com que a presença da Guarda Municipal iniba os desocupados e disperse os grupos que ocupam as praças para consumir drogas ou outras ações ilícitas”, disse o presidente da Associação dos Comerciantes da Praça da Espanha, Othon Accioly Neto.

A estudante Ana Carolina dos Santos Lima, que mora nos arredores da Praça da Espanha, também acompanhou e aprovou a operação feita pela Guarda Municipal. “Gosto de encontrar os meus amigos na praça e me sinto mais segura se a Guarda está aqui”, disse.

Um dos amigos dela, Jonathan Negrette de Souza, que trabalha num restaurante da região, confirmou. “Frequentamos diariamente a Praça da Espanha, nos fins de tarde, e para nós é importante que aconteçam ações da Guarda Municipal por aqui, para evitar a presença de pessoas mal intencionadas”, afirmou.

As operações simultâneas nas praças são realizadas periodicamente pela Guarda Municipal de Curitiba desde o ano passado. “Continuaremos realizando estas ações, sempre em caráter de surpresa, sem data ou local previamente divulgados”, informou o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho. “O principal objetivo é ajudar a devolver a tranquilidade e a segurança aos locais públicos da cidade”.

Ele explicou que a ação simultânea nas praças de Curitiba faz parte de um projeto maior, que deve reforçar o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população.

O roteiro da operação desta quarta-feira incluiu as praças da Espanha e do Redentor (Gaúcho) e o Largo da Ordem (Travessa Nestor de Castro), na Regional da Matriz; praças do Semeador, das Tendas e do Hospital Evangélico, na Regional do Bairro Novo; praças Menonitas, Eucaliptos e Agostinho Legro, na Regional do Boqueirão; jardinete em frente ao shopping Jardim das Américas e praças Mansueden dos Santos Prudente e Abílio de Abreu, na Regional do Cajuru; praças Soldado Wagner Alves Sampaio, Anibal Khury e Capitão Shingo Kuba, na Regional do Pinheirinho; praças Hartur  Morgenstern, Antonio Gunha e Abib Ysfer, na Regional do Portão; praças São Marcos, Antonio Bertolli e Adolfo João H. da Veiga, na Regional de Santa Felicidade; praças Aníbal Afonso, Eloína Macedo Bacelar e Vasco José Taborda Ribas, na Regional do Boa Vista; e praças Vitória Régia, Diadena e Augusta, na Regional da CIC.