quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Batalhão da Guarda Municipal começa hoje atuação no trânsito da Capital


 
 
A prefeitura de Campo Grande, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), lançou na manhã desta quinta-feira (4) o trabalho pratico em estágio dos guardas municipais para atuarem em ações preventivas no trânsito das vias da Capital. O prefeito Gilmar Olarte, acompanhado dos comandantes da GM, Valério Azambuja, e, da Bptran-MS (Batalhão da Polícia de Trânsito da PM-MS) homologou a parceria com a PM-MS, Detran-MS e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para a atuação do grupo especial da GM, inicialmente formado por 80 agentes, a partir desta semana. A função do grupo é colocar em pratica, mais uma etapa de atuação da Guarda Municipal, para ampliar e bem servir a população em geral, bem como no caminho da criação e efetivação da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), na Capital, disse o chefe do executivo, na cerimônia que ocorreu no Horto Florestal, abrindo a segunda fase da parceria que iniciou com a formação teórica pelo Detran-MS dos GMs para atuarem como agentes de trânsito.
O prefeito enfatizou aos guardas-agentes de trânsito, os objetivos a serem cumpridos e como atuar no trabalho diário para dar benefício e ter o reconhecimento da sociedade da nova Secretaria. “Estamos trabalhando para colocar em pratica cargos ou funções para ajudar a população, com capacitação técnicas dos agentes, que é o cerne da pratica na rua. Este é mais um passo, conquistando degrau por degrau para colocar a GM e SMSP para trabalhar a favor das Forças de Segurança constituídas e a população. E para termos reconhecimento efetivo na pratica no atendimento ao cidadão, o objetivo principal deste batalhão é educar, transformar a pessoa na besteira que possa estar cometendo no trânsito, sem humilhar, constranger as pessoas. Olhar a todo cidadão como grande autoridade, para acima de tudo não abusar do serviço, do poder, que pode transparecer com a nova patente, cargo. E acima de tudo contribuir com o segmento social e da segurança que clama por novas e mais medidas”, disse Olarte.

Olarte lembrou ainda, que colocando os objetivos “bem às claras”, quer mostrar e exaltar que a GM e este trabalho especifico, está sendo feito em quatro pilares para fixar a nova ação da Prefeitura na área, que é por Lei, de atuação do Governo do Estado. “A GM está sendo forjada, e a cada trabalho, como o fato maior da efetivação da Secretaria, na qualidade de formações, na estratégia, planejamento e sabedoria, para conseguir êxito grande que almejamos em curto prazo e para o futuro, sendo amanhã aplaudidos por onde passarmos, com o trabalho integrado com todas as Forças de Segurança, institucional, com a Guarda Civil Municipal”, declarou.

O comandante da GM pontuou como será o trabalho inicial a ser desempenhado no dia-a-dia, ressaltando que o aprendizado além da pratica na rua, será com “professores” de larga experiência. “Está é a segunda fase de nossa formação, que vai a aplicação do teórico, ao conhecimento pratico, onde cada guarda estará na rua, sendo supervisionado, acompanhado por aqueles, que estão há anos nas ruas, os agentes da Bptran e Agetran. Faremos um estágio, aprendizado na pratica, almejando um bom serviço individual, no futuro, a população no quesito do trânsito. A teoria e pratica, serão acompanhadas da observação e aplicação da Lei, mas também do bom senso, no trabalho diário. A parceria entre GM e as Policias, vai proporcionar mais segurança a população”, avaliou Valério Azambuja.

Como começou, mais agentes em 2015 e resultados
O prefeito Gilmar Olarte, ao lado do Azambuja e do diretor geral do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, participou no dia 10 de novembro de solenidade do curso. Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso de valorizar e ampliar as atribuições da corporação. “Estivemos com a secretária nacional de Segurança, Regina Miki, no Ministério da Justiça, que nos garantiu em torno de R$ 1 milhão para investimento na estruturação da guarda que, junto com a vigilância patrimonial do município, vai ter atuações suplementares, como esta no trânsito”, disse.

No mês passado, os 80 guardas municipais participaram do curso de capacitação que os habilitou a atuar como agentes de trânsito de forma coordenada e integrada com a Agetran e o Batalhão de Trânsito da PM. O curso de 136 horas/aula está sendo viabilizado numa parceria da Prefeitura e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Para março, está programada a terceira e última etapa da capacitação com mais 50 guardas que se juntarão aos 80 já treinados no primeiro curso realizado. Quando todos estiveram treinados serão 130 guardas preparados para atuar no trânsito, reforçando a estrutura atual é de 59 agentes da Agetran. “São no mínimo 32 pontos na Capital com muitos acidentes e mapeamos e com este novo trabalho, vamos fiscalizar e acima de tudo atuar na prevenção, para diminuir os numeros”, apontou o prefeito.

Para o comandante Joenildo, da Bptran, a chegada de mais ajuda, se soma no combate ao crime que está cada vez mais organizado e as realidades, como o trânsito, que necessitam de reforço. “O crime está organizado e a nossa segurança também deve estar e queremos ou devemos estar um passo a frente. Além de vermos a questão deste nosso trânsito, onde os veículos foram feitos para transportar pessoas e não para tirar as vidas. Mas estamos invertendo está lógica. Foram 85 pessoas que morreram este ano, até hoje. É preciso fazer mais a cada dia e melhor, para educar e conscientizar as pessoas. E com a soma da Guarda, são novos batalhadores por um trânsito mais humano e pelo fim da violência, onde o mais importante do que aplicar a infração é educar o cidadão e fazer a cidadania acontecer”, disse o chefe da Bptran.

“Estamos alcançando nossos objetivos em capacitar na teoria, reinar na pratica e trabalhar diariamente em cada área da Segurança, para resolvermos várias questões, como a criminal, mas também do transito, que por consequência lota os hospitais, prejudica o trabalho e a família, além de ceifar as vidas”, finalizou o prefeito.


 

Fonte/Autor: Lúcio Borges - MTE/MS 171/04