segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Prefeitura colocará 130 guardas municipais para atuar no trânsito de Campo Grande



A Prefeitura de Campo Grande vai colocar 130 homens da Guarda Municipal para atuarem no trânsito da cidade. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (8) pelo prefeito, Gilmar Olarte, que assinou a criação da Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública).

Segundo Olarte, este pessoal vai atuar em 32 “pontos críticos” da cidade. O secretário da Semsp, Valério Azambuja, completou que o efetivo deverá estar treinado até fevereiro próximo – inicialmente, 80 homens que passam por capacitação começarão no serviço de apoio.

As fontes oficiais também disseram que este efetivo da Guarda Municipal terá uniformização diferenciada em relação aos colegas. Eles vão atuar em apoio aos ‘amarelinhos’ da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e ao pessoal do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), da Polícia Militar.

Por enquanto, a nova Semsp funcionará sem sede própria, junto à Guarda Municipal, e terá como secretário Valério Azambuja – até então comandante da Guarda. Os servidores da extinta Coordenadoria de Segurança Pública serão remanejados – para a pasta nova ou para outros setores da administração municipal. O novo comandante da Guarda será Lourenço Gaidarji.

Olarte ressaltou que o efetivo de 130 guardas municipais não vão substituir, mas trabalhar em apoio ao pessoal do trânsito. Poderão, inclusive, aplicar multa a infratores.

Além do trabalho na área de trânsito, guardas municipais deverão reforçar a segurança ostensiva em Campo Grande. O prefeito diz que há identificação de alguns pontos de usuários de drogas, por exemplo, que passarão a ser monitorados pela Guarda Municipal.
Fonte: Midia Max
Autor:Waldemar Gonçalves e Yarima Mecchi
Foto: Luiz Alberto